Por aí

#PassaporteKitchenAid: Novidades, Fazenda Santa Alina, café e uma experiência incrível

Quando nos convidaram para a nossa primeira press trip com o Um Café Pra Dois e soubemos que o tema tinha tudo a ver com o blog, nós ficamos tãoooo empolgados. Claro, nós nunca chegamos a falar sobre o assunto aqui, mas não temos “café” no nome por acaso. Este ouro líquido e cheirosinho faz parte da nossa rotina e ter uma experiência conhecendo uma plantação de café parecia algo muito legal. E não foi só “legal”, mas foi uma das melhores experiências que nós já tivemos em anos de vida na blogosfera.

No dia 28/07, saímos de São Paulo, a caminho da Fazenda Santa Alina, que fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais e onde é feita 40% da produção de café da marca Suplicy. O propósito da viagem era conhecer os processos que são feitos para que o café chegue em nossa xícara e também conheceríamos as novidades da KitchenAid para os consumidores de café.

Ao chegarmos na Fazenda Santa Alina, no deparamos com uma plantação enooooorme de café, eucalipto e cacau. “Enorme” nível: tinha árvore até onde nossa visão conseguia alcançar – e além disso também. Depois de alguns minutos atravessando todo esse verde, chegamos à Sede da Fazenda. Uma casinha muito simpática, com aquela arquitetura colonial e inúmeros detalhes fofos na decoração. Tudo parecia transmitir uma energia positiva gostosa, aconchegante. Em poucos minutos, já estávamos nos sentindo em casa.

A Experiência

Tudo foi incrível: a experiência gastronômica, a forma como a Tuca (dona da fazenda) e sua equipe nos receberam, a imersão no mundo da produção de café. Foram dois dias intensos e muito gratificantes.

Não tem como não falar da comida!

Para começar, fazia tempo que nosso paladar não era tão mimado! Fomos recebidos com queijos, depois tivemos um almoço maravilhoso feito no fogão à lenha, e ainda tivemos incontáveis “lanches” entre uma refeição e outra. Tudo regado a muito café de qualidade com grãos moídos na hora.

Outro comentário sobre a comida é que um café da tarde nunca é só um café da tarde, e isso vale para as demais refeições, claro. Em nosso jantar, por exemplo, nos avisaram que teríamos uma noite de sopa. E, sim, foi o que tivemos… E também pães, empadas, aspargos empanados, torradas com banana assada e por aí vai…

É uma pena que a tecnologia não tenha avançado a ponto de podermos colocar aromas nessas fotos, porque estava tuuuuudo maravilhoso.

Café: do pé à xícara

O Victor, que é bem apaixonado por café, já sabia que o processo pelo qual o grão passa para chegar até a nossa xícara é bem complexo. Já a Andressa ficou bem mais surpresa. Como assim não é só colher, secar, torrar, moer e coar? Não, é um trajeto beeeeem longo, que leva um ano desde seu plantio.

E mesmo que fosse algo simples, só a colheita já é algo trabalhoso, quase que artesanal. E nós tivemos um rápido exemplo de como é isso, e acreditamos que esta tenha sido a experiência mais valiosa de todas: vestimos todo o equipamento obrigatório, andamos de trator até o cafezal e colhemos café na montanha. Teve tombo, susto com aranhas que nunca tínhamos visto na cidade e muuuuito esforço. Passamos 1h30 fazendo a colheita e isso é algo que vamos levar para a vida toda, dando mil vezes mais valor a nossa bebida favorita do dia-a-dia. Cada xícara que tomamos do café que sai da Fazenda Santa Alina emprega 140 famílias o ano todo. É uma responsabilidade e tanto.

Tuca Dias: um guia de “como receber bem” em pessoa

Que mulher. Além de ser uma pessoa extremamente alto astral, cheia de boas energias e com uma sensibilidade incrível para lidar com o dia-a-dia na roça, ela é uma anfitriã maravilhosa. Para começar, achamos incrível que ela acampou, literalmente, no jardim para nos hospedar em seu quarto.

Ela passa dias pesquisando receitas diferentes para servir aos seus hóspedes e ainda faz algo que a gente, infelizmente, acha raro no interior e até mesmo nas grandes cidades: seus funcionários são sua família. A forma como ela contribui positivamente para a vida das pessoas que trabalham na fazenda é de emocionar. Não estamos falando de coisas materiais, mas sim de coisas que alimentam a mente e a alma, com todo um conceito de empoderamento feminino e do trabalhador. A Tuca é, com certeza, um exemplo de liderança.

A Fazenda também conta com a presença do super ativo Buda, um Weimaraner que é praticamente um filho para a Tuca e foi nossa companhia em todos os cantos.

Novidades KitchenAid

Vale lembrar que tudo isso aconteceu a convite da KitchenAid, que escolheu nos apresentar sua nova linha de cafeteiras artesanais em parceria com a Suplicy desta forma tão especial. Precisamos falar que nossa wishlist de casamento ganhou 4 novos itens: um moedor de café, uma cafeteira de sifão, uma prensa francesa, uma cafeteira automática e um moedor de grãos e temperos.

Os pontos interessantes nessa linha são que a prensa francesa, que conta com uma balança, onde você pode pesar a quantidade exata de grãos e água para um café perfeito; e também a cafeteira de sifão, onde a coagem do café é um show à parte e nós inserimos no vídeo no início do post.

Enfim, a experiência foi algo que é difícil de descrever em poucas palavras, os produtos da KitchenAid são incríveis e nós gostaríamos de agradecer muito à marca pelo convite, essa press trip é algo que vamos guardar para sempre.

Fiquem agora com mais fotos destes dois dias na Fazenda Santa Alina 🙂

Comentários

You Might Also Like

Seja o primeiro a comentar!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba conteúdo exclusivo via e-mail

Olá! Que bom te ver por aqui :)
Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Email address
Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)