Inspiração

Sobre apoiar pequenos negócios

Certa vez, durante um bate-papo qualquer, perguntaram qual era a “palavra do momento” no mercado. Muitas pessoas responderam que era “pequeno produtor”, mas com um tom de desdém, na minha opinião. Como se fosse algo ruim, ou frescura, sabem? Aquilo ficou na minha cabeça e, a partir de então, comecei a prestar atenção em como os pequenos produtores não têm o mesmo apoio que os grandes.

Ao falar “pequeno produtor”, estou falando de todo mundo que tem um negócio micro, não importa o segmento: pode ser ilustrador, banda independente, pintor, atersão, produtor de cerveja, alguém que planta e vende alimentos orgânicos, gente que cozinha, escritores que vendem seus e-books por aí, donos de pequenos e maravilhosos restaurantes, desenvolvedores de aplicativos/games. Enfim, uma infinidade de gente.

O que vejo acontecendo é que essas pessoas não só têm pouco apoio, como também são desrespeitadas constantemente. Já perdi as contas de quantos amigos ilustradores, por exemplo, passaram por situações onde não foi dado devido valor ao seu trabalho: gente que compartilha seu trabalho sem dar os créditos (muitas vezes, apagando a assinatura do artista na própria ilustração!), gente que acha que essas pessoas trabalham de graça, calotes, etc. E isso não só vindo de “pessoas físicas” como também gente de grandes empresas, que buscavam o trabalho de uma empresa menor apenas achando que iriam gastar menos, ou até mesmo nada. Sim, nada. Muita gente já ouviu a frase “Esse trabalho vai te dar bastante reconhecimento” (o Victor e eu inclusos nessa lista) e é revoltante.

Quando você apoia um pequeno negócio, você apoia um sonho. E eu tenho certeza de que todo mundo tem um amigo que é um desses pequenos produtores, que merecem o seu apoio tanto quanto uma grande marca ou algum gênio bilionário que nem sabe da sua existência. Vale tudo: compartilhar coisas desse amigo, indicar para outros amigos, comprar pelo menos uma coisinha que ele coloca à venda… Assim todo mundo se ajuda, todo mundo descobre coisas novas e isso vira um ciclo incrível de gente linda que se apoia!

Gente foda que você tem que conhecer!

Pri Ferrari // Cadê O Meu Café

Ivan Mola // Eu Te Amo Hoje

Stuart

Will Leite //Will Tirando

Filipe Remedios

André Meister

Tio .faso

Beth Bakery

Dani Koetz // Sabonê

Fernanda Segolin //Virei Almofada

 

Comentários

You Might Also Like

Seja o primeiro a comentar!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba conteúdo exclusivo via e-mail

Olá! Que bom te ver por aqui :)
Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Email address
Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)