Um copo, uma taça, uma xícara

Review: Nespresso Essenza Mini?

A Nespresso possui uma boa variedade de máquinas de café expresso, que atendem a todos os estilos (e bolsos). A Essenza Mini é a máquina mais minimalista da Nespresso e a que mais usamos aqui em casa. Nós também temos uma Nespresso Expert e pretendemos colocá-la no escritório (que ainda não está pronto), mas a Essenza Mini vem sendo a mais usada principalmente porque não ocupa tanto espaço e pode ser colocada em qualquer lugar da casa.

Hoje, ela fica em cima da bancada que divide a cozinha da sala e foi um dos primeiros itens que chegou ao #ap163 (antes mesmo dos outros eletrodomésticos maiores, do sofá e da TV, rs).

Leia mais: Vale a pena fazer uma Assinatura Nespresso?

Após 3 meses de uso, a Andressa se sentou à frente do computador (acompanhada de um Arpeggio, claro!) para escrever sobre a Essenza Mini. Confira abaixo nossa opinião sobre a máquina e se sinta à vontade para fazer perguntas ou deixar seu comentário ao final do post.

nespresso-essenza-mini-vale-a-pena-um-cafe-pra-dois-01

Design

Minimalismo é a palavra da vez. E a Nespresso levou esse conceito para a Essenza Mini. O modelo possui duas variações de design: um com uma estrutura mais reta, disponível em preto e branco; o outro tem um visual “afunilado” e está disponível em verde, vermelho e preto fosco – e nós escolhemos a da imagem ao lado, pois achamos que ela é a mais discreta e elegante de todas. Foi amor à primeira vista.

Funcionalidades

A Essenza Mini faz o básico do dia a dia (e o essencial!): ela possui um botão para Espresso (40 ml) e outro para Lungo (110ml). Para comparação, a Expert faz quatro tipos de café: além de Espresso e Lungo, ela também faz Ristretto (25 ml) e Americano (150 ml).

Nem botão de liga/desliga ela tem. Para fazer isso, basta apertar os seus dois únicos botões juntos. No começo, essa “dinâmica” causou algumas confusões, mas nada que algumas semanas de prática não tenham resolvido.

nespresso-essenza-mini-vale-a-pena-um-cafe-pra-dois-gif

Nesse quesito, um ponto negativo é a falta de iluminação que sinaliza os níveis do reservatório de água. Nas outras máquinas que usamos, a luz branca sinaliza que a quantidade de água no reservatório está ok e a vermelha sinaliza que não há água o suficiente para fazer o café. A Essenza Mini não dá esse aviso ao usuário e quando não nos atentamos aos níveis de água antes de fazer o café, acabamos percebendo isso apenas ao final do processo – e faz com que “percamos” uma cápsula. Não é algo que estraga completamente a experiência, mas é um ponto que poderia ser melhor.

Capacidade

Minimalismo é minimalismo. Isso significa uma máquina menor, com uma capacidade menor. O reservatório de água tem capacidade de 600 ml e o recipiente de cápsulas usadas tem capacidade de 6 cápsulas.

Aqui em casa, consumimos de 2 a 4 cápsulas por dia. Então, praticamente a cada dois dias precisamos esvaziar o recipiente de cápsulas usadas – o que é um processo simples e prático, mas é outro ponto no qual precisamos nos atentar antes de fazer nosso café.

E as cápsulas usadas? Conheça o Programa de Sustentabilidade da Nespresso.

Vale a pena ter uma Essenza Mini?

Sim! Apesar de ter os pontos negativos que citamos nesse review, nenhum deles causa grande impacto na experiência do usuário. A Essenza Mini é ideal para quem gosta daquele café “básico”, sem muita complicação, e está procurando uma máquina compacta. Ela é super elegante e pode ficar na bancada da cozinha, em um pequeno aparador ou até mesmo em cima de sua mesa de trabalho.

Para saber mais sobre a Essenza Mini, clique aqui.

Comentários

You Might Also Like

Seja o primeiro a comentar!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba conteúdo exclusivo via e-mail

Olá! Que bom te ver por aqui :)
Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Email address
Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)