Inspiração

Regra dos 20 minutos: Lidando produtivamente com a perda

Em uma de minhas muitas leituras em blogs internet afora, me deparei com uma tal “regra dos 20 minutos” ou “a arte de lidar produtivamente com suas perdas.” Achei isso interessante demais e passei a praticar isso em meu dia a dia; agora é hora de compartilhar esse conhecimento com vocês.

Vamos usar um exemplo: você se inscreveu para a vaga de um novo emprego. Esse é o emprego. É o emprego que você sabe que é perfeito para você (e você para ele). Você estava há um bom tempo esperando por essa vaga. E agora ela está aí! Então você se inscreve e relaxa, afinal, está prestes a ter um novo emprego. Até que… Você não consegue. Você recebe aquele e-mail dizendo “Obrigado por seu interesse na vaga, mas…”

Agora você tem vinte minutos.

Você tem vinte minutos para se afundar e se sentir triste com isso. Você vai abrir a geladeira, vai pegar aquele sorvete caro que você ama, que estava guardado ali só para sexta-feira. Vai colocar sua playlist de fossa para tocar (eu sei que você tem uma playlist assim, todos nós temos). Enfim, vai curtir a fossa… Por vinte minutos.

Então, ligue o cronômetro e se jogue.

BEEEEEEEEEP.

Seus 20 minutos de fossa acabaram. Agora se levante e vamos tentar de novo.

Nossas perdas nos definem, mas não do jeito que você pensa. Em A Lição Final, Randy Pausch escreveu: “As paredes estão ali por um motivo. As paredes não estão ali para nos deixar para fora. As paredes estão ali para nos dar a chance de mostrar o quanto nós queremos algo. Porque as paredes estão ali para parar as pessoas que não querem aquilo tanto assim.”

Nossas perdas nos definem da forma como elas nos forçam a decidir o tipo de pessoa que queremos ser na hora de lidar com adversidades.

Ninguém gosta da rejeição. Mas esperar que tudo na vida seja fácil é algo irreal.

Nós sempre vamos ter o direito de lamentar nossas perdas, mas que tal lamentar essas perdas de um jeito realmente produtivo?

regra-vinte-minutos-04

Aqui estão algumas sugestões de como usar seus 20 minutos:

Ligue para um amigo

Compartilhe o que aconteceu. Desabafe. Coloque tudo para fora. É importante ter apoio de alguém, ter para onde correr, nós não devemos viver em uma bolha.

Analise a perda

O que você pode aprender dessa experiência? Existe algo que você pode mudar na próxima vez? Existe uma abordagem diferente que você pode tomar?

Escreva os seus sentimentos

O objetivo destes 20 minutos é permitir que seu corpo e sua mente sintam a dor de uma forma saudável. Se você é do tipo de pessoa que não gosta muito de falar, não tem problema. Escreva o que você está sentindo – mesmo que seja só para você.

regra-vinte-minutos-gif-02

Depois dos 20 minutos:

É aqui onde você aperta a tecla delete. Essa experiência vai ser diferente para cada pessoa, mas eu literalmente deleto mensagens com más notícias. Essa é a forma como eu fisicamente (ou digitalmente) limpo minha mente e meu espaço de qualquer energia negativa.

Aquele cliente muito legal recusou o orçamento? Vinte minutos. E então: delete. Alguém alugou aquele apartamento perfeito antes de mim? 20 minutos. E delete.

Recolha seus pedaços, passe para a próxima página, vamos começar de novo. Sim, você deu com a cara na parede, mas talvez – apenas talvez – se você canalizar toda a sua dor e frustração em algo produtivo, você vai correr em direção à parede com as forças renovadas. E dessa vez, talvez você passe por ela.

Aperte o delete

Acabou.

Comentários

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Fernanda Amadeu 22 de novembro de 2018 at 09:29

    Achei excelente conteúdo! Me identifiquei, até ouvindo a minha playlist de fossa.
    Parabéns pelo artigo!

  • Reply Blog do Café 25 de julho de 2020 at 15:42

    Uma boa reflexão para a vida… Parabéns!

  • Faça um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Receba conteúdo exclusivo via e-mail

    Olá! Que bom te ver por aqui :)
    Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
    Email address
    Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)