No trabalho

Coisas que acontecem quando você passa a trabalhar em casa

12 de julho de 2016
coisas-que-acontecem-quando-voce-comeca-trabalhar-casa-home-office-no-trabalho-um-cafe-pra-dois

Há alguns meses, nós lançamos a Citrus Consultoria, com o intuito de dar suporte a empresas na gestão de suas marcas. Hoje, além da consultoria, também temos o Citrus Content Lab, nossa área focada exclusivamente em criação de conteúdo, e – o que mais interessa neste post – trabalhamos em casa.

Nós dois saímos de grandes empresas e fomos para um ambiente totalmente oposto ao qual estávamos acostumados, uma vez que nossa casa era apenas um lugar para dormir, fazer algumas refeições e descansar.

Obviamente, o home office tem seus pontos negativos, mas hoje vamos falar das coisas boas que acontecem quando você passa a trabalhar em casa.

Cafeterias e Padarias com Wi-Fi grátis se tornam seu segundo lugar de trabalho favorito

Quando seu escritório fica em casa, uma cafeteria ou uma padaria com Wi-Fi grátis vira seu quintal; já que é comum ter, em alguns momentos, aquele sentimento de que a rotina caiu na mesmice. Por isso, começamos a buscar por ambientes alternativos onde trabalhar.

Para nossa sorte, trabalhar em casa muitas vezes também significa “poder trabalhar em qualquer lugar”, o que te dá várias opções de locais para fazer de seu escritório quando o tédio bate ou a inspiração demora para chegar. Cafés e padarias são ótimas opções, já que o ambiente muda, tem aquele cheirinho gostoso no ar e várias opções de comidinhas, então você sempre pode pedir algo diferente.

O Evernote vira seu melhor amigo

Nós já tínhamos o costume de trabalhar usando Evernote antes, mas agora nossa relação com o aplicativo se estreitou. A inspiração pode vir em qualquer lugar, a qualquer hora. E nem sempre temos um computador em nossa frente quando isso acontece. Este post, por exemplo, começou a ser escrito no aplicativo deles para celular, depois no programa para desktop e só a finalização foi feita no WordPress, para chegar bonitinho no blog.

O Evernote é uma forma ótima de organizar anotações e ideias, pretendemos falar mais sobre ele em breve.

Seu dia rende mais

Vamos começar fazendo uma conta bem básica: as pessoas gastam, em média, 1h30 se deslocando de suas casas até o trabalho – e vice-versa. Ou seja: 3h por dia, 15h por semana e cerca de 60h por mês. 60h = 2,5 dias. Você gasta dois dias e meio do seu mês apenas indo e voltando do trabalho. Claro, sabemos que isso pode variar para mais ou para menos, mas considerando cidades grandes como São Paulo, nós sabemos que, para muitas pessoas, esse número é ainda maior.

Com cerca de 3 horas “a mais” (+ o tempo que você levaria para tomar coragem de sair da cama, se arrumar, etc) seu dia fica muito maior. E você pode usar esse tempo como quiser: assistir a um filme ou dois, começar uma nova série, sair para se exercitar, começar um novo projeto, aprender novas receitas (afinal, você precisa se alimentar, certo?). E então já passamos para o próximo ponto.

Aventuras gastronômicas são bem-vindas a (quase) todo momento

Você precisa se alimentar e pedir delivery todo santo dia, em todas as refeições, não é uma ideia economicamente sábia, certo? Se você não tem o costume de cozinhar, vai aprender. Se você já gosta de cozinhar, seu horário de almoço vai ser muito mais prazeroso.

Aquelas horas “extras” que você ganhou optando pelo home office podem ser muito bem aproveitadas aprendendo novas receitas ou aprimorando sua habilidade culinária. Às vezes dá preguiça, nós sabemos, mas é muito gostoso fazer sua própria comida e viver novas experiências na cozinha.

Você tem muito mais energia para aproveitar o fim de semana

Nós tínhamos o costume de não sair aos domingos para estarmos descansados o suficiente para aguentar a semana seguinte. Viajar no feriado prolongado? Nem pensar, muito cansativo. O plano era sempre dormir e ficar aqui em São Paulo, mesmo.

É claro que trabalhar em casa não significa trabalhar menos, mas o cansaço dessa rotina não chega nem perto do cansaço que sentíamos em nossa rotina corporativa.

Você sente o que é viver a vida com bem menos stress

Vida de home office exige muita disciplina, tem seus altos e baixos (sim, às vezes você vai odiar isso tudo e querer voltar para a vida que tinha antes), mas a recompensa é algo que não tem preço: paz.

Não tem stress no trânsito ou no transporte público, não tem restaurantes lotados com uma comida que nem sempre é boa, não tem coleguinhas folgados que não respeitam o seu espaço, não tem brigas por causa do ar-condicionado, não tem dress code (Tá frio? Trabalhe de pijama e enrolado num cobertor. Tá calor? Coloque um shorts e um chinelão, que tá ótimo) e mais uma infinidade de coisas que contribuem para um ambiente de trabalho nada saudável.

É claro que o trabalho em si sempre terá momentos desagradáveis ou um pouco tensos, mas a ausência de tudo isso que mencionamos no parágrafo anterior faz com que você tenha uma rotina muito mais leve e mentalmente mais saudável.


E você? Está pensando em mudar sua rotina e vir para o Lado Sombrio da Força? Queremos saber sobre suas expectativas 🙂 E se já trabalha em casa, conte para nós nos comentários, vamos adorar ler sobre as experiências de vocês!

Comments

comments

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Pablo Vinícius 12 de julho de 2016 at 10:46

    Para mim só faltas as experiências gastronômicas. moro com meus pais ainda, e aprender a usar o evernote, rsrs.

    • Reply Andressa Jordano 12 de julho de 2016 at 11:11

      Vamos falar mais sobre Evernote em breve! 🙂

  • Reply Monique 12 de julho de 2016 at 14:15

    geeeeente, guia do evernote para lesmas como eu, por favor hahahahaha.
    home office, amor eterno, amor verdadeiro <3

    • Reply Andressa Jordano 12 de julho de 2016 at 14:23

      Estamos preparando um guia bem legal!

    Leave a Reply

    Receba conteúdo exclusivo via e-mail

    Olá! Que bom te ver por aqui :)
    Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
    Email address
    Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)